Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um Cão Andaluz


Um filme de Luís Buñuel e Salvador Dalí


O trecho a seguir foi escrito por Luís Buñuel para uma exposição no Museu de Arte de São Francisco em 1947, tratando do filme Um Cão Andaluz (Un Chien Andalou):
“Historicamente, este filme representa uma violenta reação contra o que se chamou, na época, cinéma d'avant-garde, gênero que era dirigido exclusivamente no sentido da sensibilidade artística e do raciocínio do espectador, com seu jogo de luz e sombra, seus efeitos fotográficos, sua preocupação com a montagem rítmica e a pesquisa técnica e, às vezes, no sentido de exibir um estado de espírito perfeitamente convencional e barato. A esse grupo de cinéma d'avant-garde pertenceram Ruttmann, Cavalcanti, Man Ray, Dziga Vertov, René Clair, Dulac, Ivens etc.Em Um cão andaluz, o cineasta tomou posição pela primeira vez num plano puramente POÉTICO-MORAL (o termo MORAL deve ser tomado no sentido do que governa os sonhos ou as compulsões parassimpáticas). Na elaboração da trama, todas as idéias de preocupação racional, estética ou outras com assuntos técnicos foram rejeitadas como irrelevantes. O resultado é um filme deliberadamente antiplástico e antiartístico, quando medido pelos cânones tradicionais. A trama é o resultado de um automatismo psíquico CONSCIENTE e, dentro desse padrão, não procura narrar um sonho, embora se aproveite de um mecanismo análogo ao dos sonhos. As fontes em que o filme vai buscar inspiração são as da poesia, livres do lastro de razão e tradição. Seu objetivo é provocar no espectador reações instintivas de atração e repulsa. ( A experiência demonstrou que este objetivo foi plenamente alcançado).Um cão andaluz jamais teria sido criado se não tivesse existido o movimento conhecido como surrealista, pois sua ideologia, sua motivação psíquica e o uso sistemático da imagem poética como arma para derrubar conhecimentos existentes correspondem às características de toda obra autenticamente surrealista. O filme não tem a intenção de atrair ou agradar ao espectador; ao contrário, ataca-o até onde ele pertence a uma sociedade com a qual o surrealismo está em guerra.O título do filme não é arbitrário, nem resultou de uma piada. Possui estreita relação subconsciente com o tema . Foi escolhido entre centenas de outros por ser o mais adequado. Como curiosidade, vale mencionar que o título chegou a produzir obsessão entre os espectadores - algo que não teria ocorrido se sua escolha tivesse sido arbitrária.O produtor-diretor do filme, Buñuel, escreveu o roteiro em colaboração com o pintor Dali. Ambos partiram do ponto de vista de uma imagem onírica, que, por sua vez, buscava outras através do mesmo processo, até que o todo tomava forma de continuidade. É bom notar que, quando uma imagem ou uma idéia surgia, os colaboradores a abandonavam imediatamente se nascida de uma lembrança ou de sua bagagem cultural ou se, simplesmente, tinha associação consciente com qualquer idéia anterior. Aceitavam como válidas apenas aquelas representações que, embora os comovessem profundamente, não tinham explicação possível. Naturalmente, rejeitavam as limitações da moralidade e razão costumeiras. A motivação das imagens era, ou procurava ser, puramente irracional! São tão misteriosas e inexplicáveis para os dois colaboradores como para o espectador. NADA, no filme, SIMBOLIZA COISA ALGUMA. O único método de investigação dos símbolos seria, talvez, a psicanálise.”


O curta foi produzido na França no ano de 1928. O roteiro do filme foi escrito pelo pintor Salvador Dalí e foi considerado um dos primeiros filmes surrealistas da história, marcado por cenas oníricas e sem nexo entre elas, apenas com o objetivo de despertar emoções no expectador. Além disso explora alguns aspectos da psicanálise de Freud, assim como o próprio surrealismo, deixa explicito também a idéia do subconsciente proposta pelos surrealistas. Como disse Buñuel, “Um cão andaluz não existiria se o surrealismo não existisse”.
Sua estréia foi aclamada pela platéia e pelo grupo de intelectuais, entre eles André Breton. Porém, por ser um filme extremamente inovador, no sentido de que nada parecido nunca havia sido publicado, sua estréia causou uma reação de inaceitação muito forte no público mais conservador.
No filme, Buñuel e Dalí fazem uma série de questionamentos, porém não têm a intenção de respondê-los. Levanta um conceito surrealista de "uma navalhada no olho da sociedade” por meio da famosa cena em que um homem corta o olho de uma mulher com uma navalha. Um Cão Andaluz explora assim os sonhos, o inconsciente, fazendo com que não haja um enredo específico, apenas seqüências de imagens, que é outro aspecto inovador do filme.
Vídeo de uma entrevista dada por Buñuel: http://www.youtube.com/watch?v=qi3d03KaVw8
Fonte:
http://www.pco.org.br/livraria/programacao/ciclobunuel/bunuelfilmehtm?target=
http://www.pco.org.br/livraria/programacao/ciclobunuel/roteiro.htm?target=
http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/100439
http://cinephilus.blogspot.com/2004/05/um-co-andaluz-ttulo-un-chien-andalou.html
http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1936&Itemid=83

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