Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A Interpretação dos Sonhos


As idéias surrealistas do inconsciente foram todas baseadas nas teorias de Sigmund Freud (1856-1939), inventor da psicanálise. Sua obra A Interpretação dos Sonhos mudou a maneira de se pensar o homem, trazendo a idéia do inconsciente humano e da vida onírica.
Essa vida onírica seria a vida nos sonhos. Freud acreditava que no sonho realizamos desejos que não podemos realizar na vida real, assim tendemos a esquecê-los, porém nosso inconsciente os manifesta em forma de sonhos. Desse modo, são a expressão mais forte do inconsciente. Os sonhos têm por característica a falta de senso, seguem uma lógica própria, diferente da do consciente, o que causa certo estranhamento ao sonhador.
Há grande divergência de pensamento quando se trata de se a moral de um homem permanece em sua vida onírica. Alguns acreditam que a consciência permanece totalmente silenciosa durante o sono, sendo assim, um homem pacífico por exemplo seria capaz de cometer um assassinato em seu sonho e nem sentir ao menos um sentimento de remorso. Por outro lado, existe uma outra teoria de que as características morais de um homem continuam inalteradas em sonhos. Nesse caso, se o homem citado cometesse tal assassinato, sentiria durante o sonho um forte sentimento de culpa. Freud era partidário de um meio-terno entre essas duas idéias, de que o homem é responsável por seus sonhos, porém não completamente.
Para Freud, existem três mecanismos do sonho. O primeiro é o mecanismo da figurabilidade. Em sonhos, elementos abstratos, sentimentos como medo, ansiedade, entre outros são transformados em imagens. O segundo é a condensação, em que o sonho mistura imagens e acontecimentos aleatórios na vida do indivíduo em um só momento ou imagem. O último mecanismo é o deslocamento, na qual as imagens e o tempo na vida onírica são deslocados, ou seja, acontecimentos passados por exemplo aparecem como presentes.
Os surrealistas, seguindo essas idéias, tentavam expressar muitas vezes o que viam em suas vidas oníricas, como é o caso de Um Cão Andaluz, em que o filme se parece com um sonho. Tentavam, ao resgatar os sonhos, resgatar também o inconsciente, muito expressivo durante tais sonhos. Podemos observar isso evidentemente nas pinturas surreais, que tentam expressar sentimentos através de imagens, além de que apresentam elementos da realidade condensados e deslocados, assim como um sonho.
Fontes:
http://www.comciencia.br/resenhas/sonhos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud
Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud- Imago editora LTDA.

Nenhum comentário: