Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Joan Miró (1893-1983)


“Gostei muito do Surrealismo porque os surrealistas não consideravam a pintura como um fim. Com a pintura, não podemos nos preocupar se ela só permanece como é, mas se contém os germes do desenvolvimento, se espalha às sementes que vão fazer germinar outras coisas".
Joan Miró

Miró nasceu na Espanha, em Barcelona. Estudou primariamente na escola de arte de Barcelona, onde iniciou seu contato com o mundo artístico por meio de seu professor, Francisco Galí. Fez sua primeira exposição individual na Galeria Dalmau, porém não foi bem sucedida entre o público, apesar de seus amigos mais próximos terem a apreciado.
Em 1919 partiu para Paris e logo fez amizade com pessoas de sua área, como Pablo Picasso. Um de seus primeiros quadros considerado uma obra-prima foi A Fazenda. Em 1921 fez uma exposição na Galeria La Licorne com os mesmos quadros exibidos na sua exposição em Barcelona, e o fracasso se repetiu.
Quando, em 1924, explode o Manifesto Surrealista, Miró se coloca no movimento devido à possibilidade de “criar a fusão entre imagens poéticas e visuais”. Ao entrar no surrealismo as características das pinturas de Miró já começaram as mudar, o que pode ser observado principalmente em Carnaval de Arlequim e Diálogo dos Insetos. A partir daí, ele começa a crer cada vez mais que o imaginário deve fazer parte da realidade.
Algo que ajudou Miró a entrar em contato com o mundo da arte parisiense e mais tarde com o movimento surrealista foi o fato de ao ter chegado em Paris, o artista fez algumas amizades importantes, como com Riverdy e André Masson, que posteriormente o apresentou a André Breton.
Passou fome por muitos anos, até que em 1923 expõe no Salão de Outono, sendo assim bem sucedido. Em 1925 uma exposição na Galeria Pierre trouxe-lhe seu primeiro êxito, e em 1926, um de seus quadros era um dos principais da Galeria Surrealista.
A partir daí, passa por algumas fases em sua pintura, como a onírica (pinta os quadros com a maior espontaneidade possível) e a fase em que se valia quase exclusivamente da colagem (renegava a pintura e deixou de usar tinta em suas telas). A Guerra Civil Espanhola foi algo que afetou o pintor, mudando a característica de seus quadros para algo mais agressivo. Além disso, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, Miró passou a trabalhar em vários outros gêneros como a cerâmica.
Miró chegou a ganhar diversos prêmios, sendo assim reconhecido mundialmente, e em 1983, faleceu.

Nenhum comentário: