Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Contexto Espanhol


O surrealismo ocorreu no período de 1924 a 1945. A França nesse período passava por dificuldades econômicas graças aos estragos causados pela Primeira Guerra Mundial. Quando estava começando a se recuperar com a ajuda dos EUA, houve o Quebra da Bolsa de Nova Yorque, que abalou a economia mundial, incluindo a dos países europeus.
A economia européia melhorou com o surgimento do Nazi-fascismo, que ocorreu principalmente na Alemanha de 1933 até 1945 com Adolf Hitler, na Itália com Benito Mussolini de 1922 até 1943, na Espanha com Francisco Franco de 1936 até 1975 e por fim Portugal, de 1932 até 1974 com Salazar. Porém, mesmo com as melhorias, a Europa a partir de 1939 até 1945 esteve envolvida na Segunda Grande Guerra, o que acabou por piorar sua economia novamente.
No caso da Espanha, entre 1936 e 1939, e tratou de enfrento militar entre o governo fascista e nacionalista de Francisco Franco e a Frente Popular, constituída por comunistas, anarquistas e o governo eleito liberal-democrático. Os nacionalistas de Franco foram que ganharam a Guerra Civil.
Essa guerra civil influenciou fortemente Joan Miró, artista surrealista de origem espanhola, já que a guerra causou sérios danos ao seu país natal, o que foi manifestado em seus quadros, que se tornaram mais agressivos, como por exemplo Homem e Mulher Frente a um Monte de Esterco. Mostrava em seus quadros a situação caótica do país, e sua indignação por esta. Miró era partidário de movimentos republicanos na Espanha, assim, chegou a fazer um cartaz chamado Ajude a Espanha, e com a venda das cópias auxiliava os que combatiam o regime fascista.

Nenhum comentário: