Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Origem e Contexto

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que teve início na França em 1924 com a publicação do Primeiro Manifesto Surrealista, criado por André Breton. As idéias foram fortemente influenciadas pelas teorias de Sigmund Freud, e o movimento acredita na importância do inconsciente humano na atividade artística e na vida.
Algo interessante é o fato de os surrealistas acreditarem não no irreal, que é o oposto da realidade, e sim no surreal, ou seja, o sonho e o inconsciente.
Teve início seis anos após o termino da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e passou pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Além disso, ocorreu na Espanha, de 1936 a 1939 a Guerra Civil Espanhola, que chegou a influenciar as pinturas de Joan Miró. Foi uma época de extrema instabilidade financeira na Europa, que estava com sua economia abalada depois da Primeira Guerra e do crash na bolsa de Nova Yorque ocorrido em 1929.
Os principais artistas surrealistas foram Marc Chagal, Salvador Dali, Paul Delvaux, James Ensor, Max Ernst, André Masson, Yves Tanguy, Giorgio de Chirico, Man Ray, René Magritte, Joan Miro, Roland Penrose, Estéfano Viu, Francis Picabia e Pablo Picasso.
Em 1930 André Breton chegou a escrever o Segundo Manifesto Surrealista, que esclarecia os princípios e os ideais políticos do surrealismo, além de tratar dos acontecimentos decorridos da criação do manifesto anterior.
Posteriormente, o surrealismo ele se dividiu em duas vertentes: a Figurativa e a Abstrata. O Figurativo tem como representantes Salvador Dali e Marc Chagall, e tem como características, por exemplo, a distorção de imagens já conhecidas, o exemplo de um quadro é A Persistência da Memória, de Dalí. Quanto aos abstratos, os mais famosos são Joan Miró e Max Ernst, eles acreditavam na radicalização do inconsciente, que a obra fosse feita o mais espontaneamente possível.

Fontes:
http://www.culturabrasil.pro.br/
http://www.wikipédia.com.br/

Salvador Dalí-Gilles Néret, TASCHEN.
Miró-Mestres da Pintura, Abril Cultural.
História Universal da Arte- G.Pischel

Nenhum comentário: