Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Dadaísmo


Durante a 1ª Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918, a Suíça foi um país neutro, fazendo que durante esses anos o país recebesse refugiados vindos de diversos países envolvidos na guerra. Para a população, e principalmente grupos de intelectuais (que mais tarde formariam o grupo dos dadaístas) ver esses refugiados causou um forte impacto, levando a uma sensação de que essa guerra estaria levando ao fim do mundo. Juntamente a isso, o início da guerra levou ao fim do período chamado de Belle Époque, em que surgiram pela Europa diversos movimentos artísticos, como o cubismo, o futurismo e o simbolismo, que gerou nos intelectuais uma forte decepção.
Foram esses fatores que levaram Tristan Tzara e Hugo Ball, em 1916 na cidade de Zurique, criar o movimento artístico chamado Dadaísmo. Segundo relatos, a escolha do nome foi aleatória: Tzara abriu o dicionário e apontou um nome, que foi “dada”. No grupo haviam artistas de diferentes nacionalidades,entre eles Marcel Duchamp, já que a Suíça abrigou muitos refugiados de guerra.
A desilusão causada pelo início da guerra e o medo de isso levar ao fim do mundo levou os artistas a questionarem o próprio conceito de arte que existia, e até a si mesmos (não de consideraram artistas). Negavam, assim como os simbolistas e os surrealistas, as ciências, valorizada pelos positivistas durante o período da Belle Époque. Era um tipo de arte totalmente inovador, por ser o primeiro a negar valores tradicionais, e propunha uma ideologia totalmente inédita, onde o artista tenta se desligar do mundo real.
O Dadaísmo foi à principal influência dos Surrealistas, movimento que surgiu em 1924. Ambos os movimentos tiveram por base as teorias de Freud do inconsciente. Os surrealistas, assim como os dadaístas acreditavam que a pintura devesse ser feita com a maior espontaneidade possível, também acreditavam que não eram artistas e negavam as ciências. Portanto, podemos dizer que as idéias do Surrealismo surgiram nessas condições de contestamento do mundo e de grande decepção, levando esses artistas a tentar esplorar a inconsciência.


Receita para fazer um poema dadaísta



"Pegue um jornal.Pegue a tesoura.Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.Recorte o artigo.Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.Agite suavemente.Tire em seguida cada pedaço um após o outro.Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público." (Tristan Tzara)


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo

Nenhum comentário: