Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Política Surrealista

O Surrealismo, além de sua vertente que acreditava no inconsciente humano no cotidiano, possuía uma vertente política, expressada no Segundo Manifesto Surrealista de André Breton escrito 6 anos após a publicação do primeiro. Alguns artistas como Salvador Dalí não estavam envolvidos com tais ideais políticos, surgindo assim uma divergência no grupo.
A parcela dos artistas que eram favoráveis a essa vertente política lutavam principalmente contra a burguesia e seus ideais. Acreditavam que a burguesia era uma instituição extremamente controladora, e por esse motivo impediria a concretização dos ideais surrealistas. Muitas pessoas chegavam a dizer que o movimento tinha ideais comunistas, o que não era verdade, por mais que muitos integrantes, devido a esse confronto com a burguesia, eram de esquerda.

Nenhum comentário: