Tema

O blog se trata, de modo geral, do movimento artístico ocorrido entre 1924 e 1945, o Surrealismo, um movimento extremamente contestativo que acreditava no inconsciente aplicado ao cotidiano. Um de seus principais artistas foi Joan Miró, que tinha um estilo artístico extremamente inovador e fora do comum, além de ser uma pessoa de caráter introvertido. Como Miró, com sua estética totalmente diferenciada dos padrões surrealistas conseguiu se destacar entre os membros do grupo? Uma vez que Miró foi um dos mais importantes, mesmo com uma estética fora do padrão, o que caracteriza um movimento artístico?
Além disso, o blog também pretende discutir se o movimento surrealista pode ou não ser considerado datado, ou seja, se só teve sentido na época em que ocorreu.

Um aviso: o blog deve ser lido na ordem do último texto da página para o primeiro.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Movimento Artístico

Um movimento artístico vai muito além da estética. Não podem ser descritos apenas por tópicos que lhes caracterizem e permitam sua identificação, uma vez que, como vimos, existem exceções, como Joan Miró. O movimento artístico se trata, além da estética, de uma política, uma ideologia, e por essa razão permanece influente mesmo após seu fim.


Podemos dizer que Miró sintetiza esse conceito de movimento artístico, uma vez que seus trabalhos vão além de uma estética padrão, de modo que ele não se resume por sua estética. Sua importância no movimento surrealista se deu principalmente pelo seu envolvimento com as idéias presentes durante o movimento, tanto no Primeiro como no Segundo Manifesto Surrealista. Conseguia de fato exercer a idéia da libertação do inconsciente, o que se manifestava em suas obras consequentemente.


Portanto, um movimento artístico se trata principalmente de seu entorno, do contexto em que estão vivendo os criadores desse movimento. No caso do Surrealismo, seus artistas viviam em um contexto de decepção por parte dos intelectuais e um clima de fim de mundo, com o entre guerras e a 2° Guerra Mundial, além de certo confronto com a burguesia.

Tal contexto levou os artistas a se fazerem uma série de questionamentos, propondo assim em 1924 o movimento surrealista, cujas idéias foram extremamente inovadoras. As idéias sobre o inconsciente de fato fizeram sentido durante tal período, porém é questionável se isso ainda faria sentido nos dias atuais.
A libertação do inconsciente proposta fez sentido sobre a decepção sofrida pelos artistas e sobre o clima de guerra vivido por eles, porém essa idéia não se mantém influente na ideologia contemporânea. Esse fato faz do Surrealismo um movimento datado, uma vez que as idéias propostas só fizeram sentido durante aquele período e contexto. Entretanto, a estética e o modo de pintar espontaneamente proposto pelo do movimento foi influente na arte contemporânea.

Houve porém uma idéia exercida pelos surrealistas, herdada do Dadaísmo que permanece na arte atual, que é o questionamento do conceito de arte. Os artistas continuam se questionando o que é a arte e qual é o seu valor. Um exemplo disso é Vik Muniz, artista brasileiro que altera grandes obras como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, Fazendo uma versão com pasta de amendoim, questionando o valor dessas obras.




Portanto, o movimento surrealista foi de fato um movimento datado, mesmo que tenha uma influencia estética, uma vez que o movimento artístico se trata principalmente não da estética, e sim de sua ideologia. Entretanto, suas idéias, dentro de seu contexto, eram inovadoras e revolucionárias.

1- Joan Miró
2- Joan Miró
3- René Magritte
4- Vik Muniz

Um comentário:

Livia Campos disse...

Olá, estou estudando um pouco do surrealismo e acabei encontrando o seu blog.
Parabéns pelos textos, são bem didáticos e com opinião.
Acho que o blog tem muito a oferecer, continue assim!